Fique Sabendo: Alfândega da RFB no porto de Manaus tem novo inspetor




O auditor fiscal Osmar Felix de Carvalho é o novo inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no porto de Manaus (ALF/MNS). Servidor da RFB desde 1993, com larga experiência em assuntos aduaneiros, Carvalho foi empossado no cargo na quarta-feira (24/10), primeiro dia da 4ª. reunião gerencial, que acontece em Belém-PA. Ele é formado em Letras, tendo atuado como professor de Literatura e Língua Portuguesa em colégios públicos e privados (Nota dos Sindireceita Amazonas: Foi também Analista-Tributário).

O novo inspetor da ALF/MNS revelou que vive um momento especial, uma vez que sua posse representa mais uma etapa de um ciclo iniciado há dois anos, quando se inscreveu no Banco de Gestores e começou o seu processo de capacitação através do PDFAZ1 e PDFAZ2, o qual lhe trouxe um novo horizonte. “Aprendi muito, principalmente a gostar de um assunto, então, novo para mim, a gestão”.

Carvalho destacou em sua fala duas dimensões primordiais em sua nova missão: a objetiva, traduzida por ele como a busca do alcance das metas institucionais, planejadas, acordadas e expressas em números; e a subjetiva, que exige empenho pessoal em questões rotineiras e algumas vezes, imprevisíveis, conforme esclareceu.

O inspetor aproveitou a oportunidade para convidar seus colegas da ALF/MNS a perseguirem, juntos com ele, alguns desafios, como a criação de um ambiente de confiança e transparência, situação que considerou imprescindível para o diálogo construtivo e para um bom ambiente de trabalho. A busca incessante do comprometimento de cada servidor com a missão por ele assumida foi outro desafio lançado por Carvalho.

Os outros desafios propostos por ele foram a realização de ações de capacitação, inclusive na área de gestão; e o atendimento aos contribuintes, com rapidez, cortesia, polidez e conclusividade.

O inspetor concluiu seu discurso, revelando seu maior desejo no comando da Alfândega. “Que a sociedade, de uma forma geral, nos percebesse como um retorno, na forma de bons serviços prestados, em função dos tributos por ela suportados”.

A cerimônia de posse foi encerrada pelo superintendente Esdras Esnarriaga Junior, ressaltando que o novo inspetor da ALF/MNS possui relevantes conhecimentos e que, portanto, não deverá ter dificuldades em sua gestão. Esdras ainda frisou que a habilidade de líder professor, de Carvalho, será muito importante para uma comunicação eficaz com a equipe.

Share this post